O jogador indiano Peter Biaksangzuala, do Bethehem Vengthlang FC, morreu hoje, cinco dias após ter fraturado a coluna na celebração de um golo com duas piruetas, anunciou em comunicado a Liga regional de Mirozam.

I
"Biaksangzuala perdeu a batalha pela vida, depois de sofrer um acidente fatal ao comemorar um golo. Foi um dia triste para o futebol de Mirozam. O Bethehem Vengthlang FC retirou a camisola 21 em homenagem ao jogador", informou a liga daquele estado.

No festejo do golo, o jogador fez uma primeira pirueta e a finalizar a segunda bateu com o pescoço no chão, sofrendo graves lesões na coluna vertebral e acabando por morrer cinco dias depois no hospital.


Lusa

Laura ( Nathália Dill) Créditos : Globo / João Miguel Júnior

Angola, 20 de Outubro de 2014 – Laura (Nathália Dill), o Caíque (Sérgio Guinzé), o Marcos (Thiago Lacerda) estão prestes a invadir a Globo. Ostrês protagonistas da próxima novela das19:00 escrita pelo Daniel Ortiz, direcção do Jorge Fernando , com previsão de estreia na primeira semana de Novembro, na Globo.

 

“Alto Astral” tem como tema central o triângulo amoroso vivido entre os dois irmãos, o Caíque (Sérgio Guinzé), o Marcos (Thiago Lacerda) e a Laura (Nathália Dill). Laura é uma mulher cujo rosto o Caíque desenha desde pequeno, sem nunca a ter visto e sem saber o porquê. Por obra do destino, os dois encontram-se ao acaso e são tomados por um sentimento arrebatador.


Tudo seria perfeito não fosse Laura estar prestes a  casar-se com o Marcos (Thiago Lacerda), irmão adoptivo de Caíque, por quem sempre nutriu um sentimento de rivalidade. Não por ironia, ambos são médicos e herdeiros de um grande hospital. Sendo que o Marcos, é  um renomado cirurgião, e o Caíque médico de  clínica geral que, mesmo tendo pavor de sangue, é capaz de realizar, com sucesso, operações e procedimentos médicos muito delicados, em condições extremas, onde faltam todo tipo de recursos.

 
O que pouca gente ou ninguém sabe é que o Caíque recebe, contra a sua vontade, a orientação de um guia espiritual, o Castilho (Marcelo Medici). Desde a sua infância,o Caíque vivencia experiências sobrenaturais, mas jamais entendeu muito bem esses eventos que lhe colocam em situações inusitadas – muitas vezes até cómicas. " A novela não se baseia em nenhuma doutrina religiosa. Ela fala de  um homem que conversa  com espíritos, que tem essa habilidade desde pequeno  e, muitas vezes, não distingue esses espíritos das pessoas vivas. Em diversas situações,  quem o vê de fora, pensa que ele está falando sozinho e isso traz uma série de conflitos para o Caíque mas, ao mesmo tempo, é muito engraçado", esclarece Silvio de Abreu.

Assim como o Caíque,a Samantha (Claudia Raia) também tem poderes paranormais. Mas, ao contrário dele, que resiste a esta condição, ela não poupa esforços para chamar atenção e conquistar prestígio através da sua paranormalidade um tanto quanto fraca. Como muitas vezes as suas premonições dão errado, ela  fará de tudo para conquistar o Caíque já que, além de apaixonada pelo médico, ela tem certeza de que os dois foram escolhidos pelo universo e, juntos, farão fama e dinheiro. " A Samantha é uma sensitiva que faz um mau uso desses poderes e, por isso, acaba por perder essa habilidade. Ela vai ser capaz das coisas mais inusitadas para recuperá-la", conta o autor da novela, Daniel Ortiz, adiantando um dos núcleos cómicos da novela.

Com um elenco de luxo, como o Edson Celulari, a Maitê Proença, a Elizabeth Savala,a  Silvia Pfeifer, a Débora Nascimento, o Otávio Augusto,o  Kayky Brito, o Guilherme Leicam,a  Simone Gutierrez,a  Totia Meirelles,a  Monica Iozzi,a  Sophia Abrahão , a  Giovanna Lancellotti, entre outros talentos, “Alto Austral”  vai chamar atenção do público em geral do primeiro ao último episódio.  

Globo

Lançados em 1999, os canais internacionais da Globo são os primeiros canais nacionais do género a serem transmitidos aos brasileiros e lusófonos que vivem no exterior, com qualidade digital, 24 horas por dia. Actualmente são seis canais de televisão paga que contam com mais de 2,2 milhões de assinantes nos 5 continentes. Os sinais são transmitidos via satélite, cabo, IPTV e OTT. A programação é composta por noticiários em tempo real, desporto ao vivo, novelas, minisséries, conteúdos infantis e variedades, e tem conquistado ao longo dos anos a preferência do público no Brasil e ao redor do mundo. O canal também exibe programas exclusivos dedicados aos brasileiros que vivem fora do país. Em Portugal a Globo possui, além do seu canal Premium, um canal básico, com foco em dramaturgia que apresenta novelas, séries e programas de variedades na sua grelha.

A Globo está entre as maiores empresas de mídia do mundo, e produz cerca de 2.400 horas de entretenimento e 3.000 horas de jornalismo por ano no Brasil. Por meio da sua rede, a emissora cobre 98.6% do território brasileiro, atingindo 99.5% da população. Reconhecida pela qualidade das suas produções, a empresa já foi premiada com 10 Emmys Internacionais. A operação internacional da Globo abrange seis canais de televisão paga, e uma divisão de produção e distribuição de conteúdo televisivo de desportos  brasileiros e entretenimento, que chegam a mais de 190 países ao redor do mundo.


Belas Fashion 2014, dias 24 e 25 de Outubro: Estrelas da LS& Republicano cintilam na primeira noite de desfiles do Belas Fashion 2014.
A dupla bombástica B4, embalada pelo sucesso do projecto Los Compadres, em Angola e além fronteiras, serão os primeiros subir ao palco, antecipando-se uma apresentação irreverente e cheia de swag.

A segunda apresentação musical é da responsabilidade da Diva Ary. A artista que venceu recentemente o Top dos Mais Queridos, pisa mais uma vez os palcos do Belas Fashion, para mais uma apresentação que se espera memorável, como só a diva sabe fazer.

A última performance da noite, combina o charme e originalidade dos B4 e o som cadenciado da belíssima Chelsy Shantel, voz conceituada do estilo ghetto zouk. 

A BEATFREAK MUSIC, vai apresentar em dezembro o álbum ILLUMINATI, uma colectânea de música electrónica variada, para agrado dos amantes do estilo Afro House e House Music. Irão encontrar uma obra repleta de música electrónica para horizontes nacionais e internacionais... Fiquem ligados a mais novidades aqui no platinaline e no site oficial da produtora www.beatfreakstudio.com. Esta obra vai ser apresentada nos formatos CD e Digital download.
 
 
A produtora está a apostar na juventude e nos cantores da nova escola, pretendendo potencializá-los para o mercado. Illuminati EMS328 A Beatfreak Music apresenta variadíssimos serviços e é a primeira label a disponibilizar serviços online no seu site, estes que vão desde: (Áudio) - Intros, Produção de Beats, composição e direcção musical, Gravação, Mistura, Masterização. (Imagem) - Fotografia, design de Artworks, capas, tags, Logotipos para artistas e djs, sites para artistas, Banners. (Markting) - t-shits, chapéus, casacos etc.. (Discografia) - Concessão disco entrega em sua porta o produto final.
segunda, 20 outubro 2014 16:55

banner platina 01

 

A associação dos jovens Laramistas Solidários realizou no passado domingo 19 de Outubro uma campanha de doação ao centro de Leprosaria da funda, onde foi entregue produtos diversos como alimentos não perecíveis, roupas e produtos de higiene.

Numa visita rápida em que constatou-se as dificuldades básicas que o centro tem atravessado perante as diversas actividades sanitárias que tem-se realizado no mesmo centro, pois, depois de se determinar que os leprosos já não emitem risco de contágio, o centro oferece serviços gerais de medicina numa comunidade da região e alguns residentes do distrito de Cacuaco, mas eles tem tido alguma dificuldade no que se relaciona a camas, materiais cirúrgicos, e como pretendem abrir uma biblioteca também mostraram necessidades de material para tal, como prateleiras, livros e computadores, precisavam também de um gerador de grande porte pois dependem simplesmente da luz da rede geral que não tem sido regular.

20141019_133203.jpg

Segundo alguns internados, por motivos de serem rejeitados pelos próprios familiares, eles preferem ficar mesmo naquele centro e como alguns estão constituindo família o centro prevê fazer casa para estes, por isso apelam também pessoas de bom censo que possam ajudar neste aspecto, são ao total 19 pessoas neste lar dos quais 16 adultos e 3 crianças um número fixo dos 200 ou mais que tiveram que deixar o centro por falta de apoios.

Os jovens Laramistas Solidários, terminaram a acção com sucesso na promessa de lá voltar para futuras acções do género, mas neste momento o grupo está com uma actividade já em carteira que será a segunda fase de doação de sangue no hospital Josina Machel “Maria Pia” já em Novembro fruto dum convénio entre os laramistas e o mesmo hospital até 2015.

Por: Oswald Tanoy - Dirigente da associação dos jovens Laramistas Solidários

 

Bom ambiente, Surf, natureza, Yoga, Worshop´s e muita diversão. Assim se descreve a segunda edição do SSW, que viu os Jagas de Cabo Ledo revalidarem o título, mantendo o troféu em ‘casa’. A Praia dos Surfistas recebeu cerca de 1000 visitantes, que deram um brilho muito especial ao grande evento do Surf Nacional.

«As nossas ondas, as nossas leis»

Entre surfistas nacionais, portugueses, brasileiros e até israelitas, foi a equipa de Américo Namonica  que mais brilhou. Os jovens crescidos nas areias de Cabo Ledo não deram hipótese à concorrência:

«Foi muito bom termos conseguido mostrar aquilo que sabemos. Tínhamos alguma vantagem,  porque estamos habituados a este mar. Nas nossas ondas, ditamos nós as leis», revelou Américo,  entre sorrisos.

O jovem angolano era o espelho da felicidade da equipa vencedora e deixou palavras de agradecimento à organização do SSW: «Este ano foi muito longo, custou muito a passar. Temos que  agradecer a toda a equipa do Social Team, porque sem eles, não teríamos esta homenagem ao Surf.

São eles que promovem e apostam nos jovens surfistas nacionais», concluiu.A juventude foi, de facto, uma tónica dominante deste SSW. Dos 20 atletas inscritos, 8 tinham menos  de 12 anos, o que prova que os surfistas não têm idade. Em clima de descontração e compreensão,

jovens e adultos conviveram em perfeita comunhão e, juntos, brilharam nas ondas.

Se a competição de domingo foi um sucesso, o dia de sábado não ficou atrás. Tal como Alexandre   Xandu, Menbro do Social Team, prometera o público presente na Praia dos Surfistas teve uma  experiência única.

O lema ‘De todos para todos’ manteve-se e foram muitas as actividades que ocuparam miúdos e  graúdos. O vólei de praia foi uma das surpresas desta edição e foi um dos passatempos preferidos  das cerca de mil pessoas presentes. Bizuka Barros e José Luís foram os responsáveis pelos workshops  de iniciação ao Surf, que antecederam um dos momentos mais altos do SSW: a festa.

Não há Surf sem boa onda, dentro e fora do mar. Aqui, brilharam todos, mesmo aqueles que nunca  se puseram em cima de uma prancha. A boa música uniu os homens, que, com a natureza como  pano de fundo, desfrutaram de mais uma Social Experience única. Destaque para o grande apoio da SPEED e UNITEL, e os apoios da Super Bock, Havaianas, Print Lab, Zap, DDm, o Social Surf Weekendassume-se cada vez mais como um marco incontornável do desporto e da cultura nacional.

Classificação final do Social Surf Weekend 2014:

1. Os Terríveis Jagas de Cabo Ledo

2. Hakuna Matata

3. Não se mete só

4. K-Surf

5. Kandengues

 

segunda, 20 outubro 2014 04:13

Famílias e Núcleos da Novela "jikulumessu

FAMÍLIA CABRAL

FAMÍLIA ESTEVÃO

 
Familia Loca 
 
 
 

FAMÍLIA KAPALA

FAMÍLIA PEREIRA

FAMÍLIA PACA

FAMÍLIA NAMBE

FAMÍLIA KIALA

 
 

 

A nova novela de produção nacional intitulada Jikulumessu", língua nacional kimbundo em português significa abrir os olhos, vai ao ar nesta segunda-feira, num projecto da Semba Comunicação.

Divaldo Martins, um dos guionista da novela, que falava na conferência da telenovela sobre o lançamento da nova ficção angolana, avançou que tem 120   episódios trazendo em abordagem aspectos relacionados com as épocas de 1998 e 2014.

Adiantou que tem raízes assentes na realidade do quotidiano angolano, relativa a questões como a poligamia, corrupção, tráfico e consumo de drogas e outros.

10686958_983229118370580_8698510138610571178_n.jpg

Segundo Divaldo Martins, Jikulumessu surge para marcar alguns traços fundamentais da cultura e identidade nacional.

Com um elenco artístico maioritariamente nacional, excepto um de nacionalidade chinesa, a telenovela foi gravada nas cidades do Namibe, Huila, New York, com ênfase na capital angolana (num espaço de 4 mil metros quadrado, na cidade cenografica, localizada no centro de produção da televisão pública de Angola.

 

10001581_983888041638021_6767338824151581824_n.jpg

A Semba Comunicação tem no seu reportório de programas de ficção a co- produção " Voo Directo", "Njinga ", "Windeeck" .

 

 

Mais um reconhecimento internacional ao trabalho do músico angolano Waldemar Bastos, desta feita por ocasião das Comemorações do 25.º Aniversário da Queda do Muro de Berlim, o Institute for Cultural Diplomacy (Berlim, Alemanha) realiza, entre os dias 07 e 10 de Novembro, em Berlim, a Conferência Anual sobre Diplomacia Cultural, este ano sob a égide A World without Walls 2014, tendo este prestigiado instituto internacional dirigido o convite para Keynote Speaker a Waldemar Bastos.

 

 

Waldemar Bastos tem vindo a ser consecutivamente agraciado e prestigiado pelos mais importantes prémios e nomeações do universo da música, como é exemplo o ter sido destacado em 2012, com o álbum Classics of My Soul, pelo jornal francês Libération, como o melhor álbum de world music.

Mencionado por Tom Moon 1000 recordings to hear before you die, Waldemar Bastos viu também a sua interpretação de “Foi Deus”, tema da imortal fadista Amália Rodrigues, mencionada no livro “1001 songs for hear before you die”.

Depois de, em Abril de 2013, lhe ter sido atribuído, pelo prestigiado concurso internacional International Songwriting Competition (ISC), nos Estados Unidos, o segundo lugar com o tema Sofrimento numa competição onde concorreram mais de 20 mil canções de 119 países, e depois de, com o seu mais recente álbum, Classics of My Soul, um trabalho que junta Waldemar Bastos – com raiz na música tradicional de Angola – com a orquestração da London Symphony Orchestra dirigida por Nick Ingman, ter viajado mundo a apresentar os clássicos temas – onde se destaca o concerto com a Orquesta Sinfónica da Gulbenkian, em Novembro de 2013, no Centro Cultural de Belém que colocaram o músico angolano no topo das críticas da world music, Waldemar Bastos volta a Europa desta feita não para cantar a paz, como é seu hábito, mas para reflectir sobre ela.

A Conferência Anual sobre Diplomacia Cultural, cuja edição 2014 regista-se sob o título“A World without Walls 2014”, é o maior evento anual de referência ao nível das Políticas Culturais, Interculturais e Relações Internacionais, contando, no presente ano, com a presença de mais de trezentos líderes mundiais das áreas políticas, religiosas, académicas e artísticas, e focando-se particularmente na discussão global de assuntos de Relações Internacionais, Regulação de Paz, Direitos Humanos, Arte e Cultura.

O convite que foi dirigido ao músico angolano Waldemar Bastos é a prova de que, mais do que referência incontornável da world music e referência cimeira da música lusófona, Waldemar Bastos é uma personalidade que granja respeito e admiração a nível internacional, elevando o nome de Angola mas também o nome dos Países de Expressão Portuguesa a um patamar maior de reconhecimento e celebridade no universo da música internacional.

As Comemorações do 25.º Aniversário da Queda do Muro de Berlim e a Conferência “A World without Walls 2014” organizada pelo Institut for Cultural Diplomacy têm como objectivo reflectir sobre o impacto da Queda do Muro de Berlim ao nível político, económico e cultural na sociedade hodierna.

 

Redeangola/Platina Line 

O jogador indiano Peter Biaksangzuala, do Bethehem Vengthlang FC, morreu hoje, cinco dias após ter fraturado a coluna na celebração de um golo com duas piruetas, anunciou em comunicado a Liga regional de Mirozam.

I
"Biaksangzuala perdeu a batalha pela vida, depois de sofrer um acidente fatal ao comemorar um golo. Foi um dia triste para o futebol de Mirozam. O Bethehem Vengthlang FC retirou a camisola 21 em homenagem ao jogador", informou a liga daquele estado.

No festejo do golo, o jogador fez uma primeira pirueta e a finalizar a segunda bateu com o pescoço no chão, sofrendo graves lesões na coluna vertebral e acabando por morrer cinco dias depois no hospital.


Lusa

Laura ( Nathália Dill) Créditos : Globo / João Miguel Júnior

Angola, 20 de Outubro de 2014 – Laura (Nathália Dill), o Caíque (Sérgio Guinzé), o Marcos (Thiago Lacerda) estão prestes a invadir a Globo. Ostrês protagonistas da próxima novela das19:00 escrita pelo Daniel Ortiz, direcção do Jorge Fernando , com previsão de estreia na primeira semana de Novembro, na Globo.

 

“Alto Astral” tem como tema central o triângulo amoroso vivido entre os dois irmãos, o Caíque (Sérgio Guinzé), o Marcos (Thiago Lacerda) e a Laura (Nathália Dill). Laura é uma mulher cujo rosto o Caíque desenha desde pequeno, sem nunca a ter visto e sem saber o porquê. Por obra do destino, os dois encontram-se ao acaso e são tomados por um sentimento arrebatador.


Tudo seria perfeito não fosse Laura estar prestes a  casar-se com o Marcos (Thiago Lacerda), irmão adoptivo de Caíque, por quem sempre nutriu um sentimento de rivalidade. Não por ironia, ambos são médicos e herdeiros de um grande hospital. Sendo que o Marcos, é  um renomado cirurgião, e o Caíque médico de  clínica geral que, mesmo tendo pavor de sangue, é capaz de realizar, com sucesso, operações e procedimentos médicos muito delicados, em condições extremas, onde faltam todo tipo de recursos.

 
O que pouca gente ou ninguém sabe é que o Caíque recebe, contra a sua vontade, a orientação de um guia espiritual, o Castilho (Marcelo Medici). Desde a sua infância,o Caíque vivencia experiências sobrenaturais, mas jamais entendeu muito bem esses eventos que lhe colocam em situações inusitadas – muitas vezes até cómicas. " A novela não se baseia em nenhuma doutrina religiosa. Ela fala de  um homem que conversa  com espíritos, que tem essa habilidade desde pequeno  e, muitas vezes, não distingue esses espíritos das pessoas vivas. Em diversas situações,  quem o vê de fora, pensa que ele está falando sozinho e isso traz uma série de conflitos para o Caíque mas, ao mesmo tempo, é muito engraçado", esclarece Silvio de Abreu.

Assim como o Caíque,a Samantha (Claudia Raia) também tem poderes paranormais. Mas, ao contrário dele, que resiste a esta condição, ela não poupa esforços para chamar atenção e conquistar prestígio através da sua paranormalidade um tanto quanto fraca. Como muitas vezes as suas premonições dão errado, ela  fará de tudo para conquistar o Caíque já que, além de apaixonada pelo médico, ela tem certeza de que os dois foram escolhidos pelo universo e, juntos, farão fama e dinheiro. " A Samantha é uma sensitiva que faz um mau uso desses poderes e, por isso, acaba por perder essa habilidade. Ela vai ser capaz das coisas mais inusitadas para recuperá-la", conta o autor da novela, Daniel Ortiz, adiantando um dos núcleos cómicos da novela.

Com um elenco de luxo, como o Edson Celulari, a Maitê Proença, a Elizabeth Savala,a  Silvia Pfeifer, a Débora Nascimento, o Otávio Augusto,o  Kayky Brito, o Guilherme Leicam,a  Simone Gutierrez,a  Totia Meirelles,a  Monica Iozzi,a  Sophia Abrahão , a  Giovanna Lancellotti, entre outros talentos, “Alto Austral”  vai chamar atenção do público em geral do primeiro ao último episódio.  

Globo

Lançados em 1999, os canais internacionais da Globo são os primeiros canais nacionais do género a serem transmitidos aos brasileiros e lusófonos que vivem no exterior, com qualidade digital, 24 horas por dia. Actualmente são seis canais de televisão paga que contam com mais de 2,2 milhões de assinantes nos 5 continentes. Os sinais são transmitidos via satélite, cabo, IPTV e OTT. A programação é composta por noticiários em tempo real, desporto ao vivo, novelas, minisséries, conteúdos infantis e variedades, e tem conquistado ao longo dos anos a preferência do público no Brasil e ao redor do mundo. O canal também exibe programas exclusivos dedicados aos brasileiros que vivem fora do país. Em Portugal a Globo possui, além do seu canal Premium, um canal básico, com foco em dramaturgia que apresenta novelas, séries e programas de variedades na sua grelha.

A Globo está entre as maiores empresas de mídia do mundo, e produz cerca de 2.400 horas de entretenimento e 3.000 horas de jornalismo por ano no Brasil. Por meio da sua rede, a emissora cobre 98.6% do território brasileiro, atingindo 99.5% da população. Reconhecida pela qualidade das suas produções, a empresa já foi premiada com 10 Emmys Internacionais. A operação internacional da Globo abrange seis canais de televisão paga, e uma divisão de produção e distribuição de conteúdo televisivo de desportos  brasileiros e entretenimento, que chegam a mais de 190 países ao redor do mundo.


Belas Fashion 2014, dias 24 e 25 de Outubro: Estrelas da LS& Republicano cintilam na primeira noite de desfiles do Belas Fashion 2014.
A dupla bombástica B4, embalada pelo sucesso do projecto Los Compadres, em Angola e além fronteiras, serão os primeiros subir ao palco, antecipando-se uma apresentação irreverente e cheia de swag.

A segunda apresentação musical é da responsabilidade da Diva Ary. A artista que venceu recentemente o Top dos Mais Queridos, pisa mais uma vez os palcos do Belas Fashion, para mais uma apresentação que se espera memorável, como só a diva sabe fazer.

A última performance da noite, combina o charme e originalidade dos B4 e o som cadenciado da belíssima Chelsy Shantel, voz conceituada do estilo ghetto zouk. 

A BEATFREAK MUSIC, vai apresentar em dezembro o álbum ILLUMINATI, uma colectânea de música electrónica variada, para agrado dos amantes do estilo Afro House e House Music. Irão encontrar uma obra repleta de música electrónica para horizontes nacionais e internacionais... Fiquem ligados a mais novidades aqui no platinaline e no site oficial da produtora www.beatfreakstudio.com. Esta obra vai ser apresentada nos formatos CD e Digital download.
 
 
A produtora está a apostar na juventude e nos cantores da nova escola, pretendendo potencializá-los para o mercado. Illuminati EMS328 A Beatfreak Music apresenta variadíssimos serviços e é a primeira label a disponibilizar serviços online no seu site, estes que vão desde: (Áudio) - Intros, Produção de Beats, composição e direcção musical, Gravação, Mistura, Masterização. (Imagem) - Fotografia, design de Artworks, capas, tags, Logotipos para artistas e djs, sites para artistas, Banners. (Markting) - t-shits, chapéus, casacos etc.. (Discografia) - Concessão disco entrega em sua porta o produto final.
segunda, 20 outubro 2014 16:55

banner platina 01

 

A associação dos jovens Laramistas Solidários realizou no passado domingo 19 de Outubro uma campanha de doação ao centro de Leprosaria da funda, onde foi entregue produtos diversos como alimentos não perecíveis, roupas e produtos de higiene.

Numa visita rápida em que constatou-se as dificuldades básicas que o centro tem atravessado perante as diversas actividades sanitárias que tem-se realizado no mesmo centro, pois, depois de se determinar que os leprosos já não emitem risco de contágio, o centro oferece serviços gerais de medicina numa comunidade da região e alguns residentes do distrito de Cacuaco, mas eles tem tido alguma dificuldade no que se relaciona a camas, materiais cirúrgicos, e como pretendem abrir uma biblioteca também mostraram necessidades de material para tal, como prateleiras, livros e computadores, precisavam também de um gerador de grande porte pois dependem simplesmente da luz da rede geral que não tem sido regular.

20141019_133203.jpg

Segundo alguns internados, por motivos de serem rejeitados pelos próprios familiares, eles preferem ficar mesmo naquele centro e como alguns estão constituindo família o centro prevê fazer casa para estes, por isso apelam também pessoas de bom censo que possam ajudar neste aspecto, são ao total 19 pessoas neste lar dos quais 16 adultos e 3 crianças um número fixo dos 200 ou mais que tiveram que deixar o centro por falta de apoios.

Os jovens Laramistas Solidários, terminaram a acção com sucesso na promessa de lá voltar para futuras acções do género, mas neste momento o grupo está com uma actividade já em carteira que será a segunda fase de doação de sangue no hospital Josina Machel “Maria Pia” já em Novembro fruto dum convénio entre os laramistas e o mesmo hospital até 2015.

Por: Oswald Tanoy - Dirigente da associação dos jovens Laramistas Solidários

 

Bom ambiente, Surf, natureza, Yoga, Worshop´s e muita diversão. Assim se descreve a segunda edição do SSW, que viu os Jagas de Cabo Ledo revalidarem o título, mantendo o troféu em ‘casa’. A Praia dos Surfistas recebeu cerca de 1000 visitantes, que deram um brilho muito especial ao grande evento do Surf Nacional.

«As nossas ondas, as nossas leis»

Entre surfistas nacionais, portugueses, brasileiros e até israelitas, foi a equipa de Américo Namonica  que mais brilhou. Os jovens crescidos nas areias de Cabo Ledo não deram hipótese à concorrência:

«Foi muito bom termos conseguido mostrar aquilo que sabemos. Tínhamos alguma vantagem,  porque estamos habituados a este mar. Nas nossas ondas, ditamos nós as leis», revelou Américo,  entre sorrisos.

O jovem angolano era o espelho da felicidade da equipa vencedora e deixou palavras de agradecimento à organização do SSW: «Este ano foi muito longo, custou muito a passar. Temos que  agradecer a toda a equipa do Social Team, porque sem eles, não teríamos esta homenagem ao Surf.

São eles que promovem e apostam nos jovens surfistas nacionais», concluiu.A juventude foi, de facto, uma tónica dominante deste SSW. Dos 20 atletas inscritos, 8 tinham menos  de 12 anos, o que prova que os surfistas não têm idade. Em clima de descontração e compreensão,

jovens e adultos conviveram em perfeita comunhão e, juntos, brilharam nas ondas.

Se a competição de domingo foi um sucesso, o dia de sábado não ficou atrás. Tal como Alexandre   Xandu, Menbro do Social Team, prometera o público presente na Praia dos Surfistas teve uma  experiência única.

O lema ‘De todos para todos’ manteve-se e foram muitas as actividades que ocuparam miúdos e  graúdos. O vólei de praia foi uma das surpresas desta edição e foi um dos passatempos preferidos  das cerca de mil pessoas presentes. Bizuka Barros e José Luís foram os responsáveis pelos workshops  de iniciação ao Surf, que antecederam um dos momentos mais altos do SSW: a festa.

Não há Surf sem boa onda, dentro e fora do mar. Aqui, brilharam todos, mesmo aqueles que nunca  se puseram em cima de uma prancha. A boa música uniu os homens, que, com a natureza como  pano de fundo, desfrutaram de mais uma Social Experience única. Destaque para o grande apoio da SPEED e UNITEL, e os apoios da Super Bock, Havaianas, Print Lab, Zap, DDm, o Social Surf Weekendassume-se cada vez mais como um marco incontornável do desporto e da cultura nacional.

Classificação final do Social Surf Weekend 2014:

1. Os Terríveis Jagas de Cabo Ledo

2. Hakuna Matata

3. Não se mete só

4. K-Surf

5. Kandengues

 

segunda, 20 outubro 2014 04:13

Famílias e Núcleos da Novela "jikulumessu

FAMÍLIA CABRAL

FAMÍLIA ESTEVÃO

 
Familia Loca 
 
 
 

FAMÍLIA KAPALA

FAMÍLIA PEREIRA

FAMÍLIA PACA

FAMÍLIA NAMBE

FAMÍLIA KIALA

 
 

 

A nova novela de produção nacional intitulada Jikulumessu", língua nacional kimbundo em português significa abrir os olhos, vai ao ar nesta segunda-feira, num projecto da Semba Comunicação.

Divaldo Martins, um dos guionista da novela, que falava na conferência da telenovela sobre o lançamento da nova ficção angolana, avançou que tem 120   episódios trazendo em abordagem aspectos relacionados com as épocas de 1998 e 2014.

Adiantou que tem raízes assentes na realidade do quotidiano angolano, relativa a questões como a poligamia, corrupção, tráfico e consumo de drogas e outros.

10686958_983229118370580_8698510138610571178_n.jpg

Segundo Divaldo Martins, Jikulumessu surge para marcar alguns traços fundamentais da cultura e identidade nacional.

Com um elenco artístico maioritariamente nacional, excepto um de nacionalidade chinesa, a telenovela foi gravada nas cidades do Namibe, Huila, New York, com ênfase na capital angolana (num espaço de 4 mil metros quadrado, na cidade cenografica, localizada no centro de produção da televisão pública de Angola.

 

10001581_983888041638021_6767338824151581824_n.jpg

A Semba Comunicação tem no seu reportório de programas de ficção a co- produção " Voo Directo", "Njinga ", "Windeeck" .

 

 

Mais um reconhecimento internacional ao trabalho do músico angolano Waldemar Bastos, desta feita por ocasião das Comemorações do 25.º Aniversário da Queda do Muro de Berlim, o Institute for Cultural Diplomacy (Berlim, Alemanha) realiza, entre os dias 07 e 10 de Novembro, em Berlim, a Conferência Anual sobre Diplomacia Cultural, este ano sob a égide A World without Walls 2014, tendo este prestigiado instituto internacional dirigido o convite para Keynote Speaker a Waldemar Bastos.

 

 

Waldemar Bastos tem vindo a ser consecutivamente agraciado e prestigiado pelos mais importantes prémios e nomeações do universo da música, como é exemplo o ter sido destacado em 2012, com o álbum Classics of My Soul, pelo jornal francês Libération, como o melhor álbum de world music.

Mencionado por Tom Moon 1000 recordings to hear before you die, Waldemar Bastos viu também a sua interpretação de “Foi Deus”, tema da imortal fadista Amália Rodrigues, mencionada no livro “1001 songs for hear before you die”.

Depois de, em Abril de 2013, lhe ter sido atribuído, pelo prestigiado concurso internacional International Songwriting Competition (ISC), nos Estados Unidos, o segundo lugar com o tema Sofrimento numa competição onde concorreram mais de 20 mil canções de 119 países, e depois de, com o seu mais recente álbum, Classics of My Soul, um trabalho que junta Waldemar Bastos – com raiz na música tradicional de Angola – com a orquestração da London Symphony Orchestra dirigida por Nick Ingman, ter viajado mundo a apresentar os clássicos temas – onde se destaca o concerto com a Orquesta Sinfónica da Gulbenkian, em Novembro de 2013, no Centro Cultural de Belém que colocaram o músico angolano no topo das críticas da world music, Waldemar Bastos volta a Europa desta feita não para cantar a paz, como é seu hábito, mas para reflectir sobre ela.

A Conferência Anual sobre Diplomacia Cultural, cuja edição 2014 regista-se sob o título“A World without Walls 2014”, é o maior evento anual de referência ao nível das Políticas Culturais, Interculturais e Relações Internacionais, contando, no presente ano, com a presença de mais de trezentos líderes mundiais das áreas políticas, religiosas, académicas e artísticas, e focando-se particularmente na discussão global de assuntos de Relações Internacionais, Regulação de Paz, Direitos Humanos, Arte e Cultura.

O convite que foi dirigido ao músico angolano Waldemar Bastos é a prova de que, mais do que referência incontornável da world music e referência cimeira da música lusófona, Waldemar Bastos é uma personalidade que granja respeito e admiração a nível internacional, elevando o nome de Angola mas também o nome dos Países de Expressão Portuguesa a um patamar maior de reconhecimento e celebridade no universo da música internacional.

As Comemorações do 25.º Aniversário da Queda do Muro de Berlim e a Conferência “A World without Walls 2014” organizada pelo Institut for Cultural Diplomacy têm como objectivo reflectir sobre o impacto da Queda do Muro de Berlim ao nível político, económico e cultural na sociedade hodierna.

 

Redeangola/Platina Line 

O jogador indiano Peter Biaksangzuala, do Bethehem Vengthlang FC, morreu hoje, cinco dias após ter fraturado a coluna na celebração de um golo com duas piruetas, anunciou em comunicado a Liga regional de Mirozam.

I
"Biaksangzuala perdeu a batalha pela vida, depois de sofrer um acidente fatal ao comemorar um golo. Foi um dia triste para o futebol de Mirozam. O Bethehem Vengthlang FC retirou a camisola 21 em homenagem ao jogador", informou a liga daquele estado.

No festejo do golo, o jogador fez uma primeira pirueta e a finalizar a segunda bateu com o pescoço no chão, sofrendo graves lesões na coluna vertebral e acabando por morrer cinco dias depois no hospital.


Lusa

Laura ( Nathália Dill) Créditos : Globo / João Miguel Júnior

Angola, 20 de Outubro de 2014 – Laura (Nathália Dill), o Caíque (Sérgio Guinzé), o Marcos (Thiago Lacerda) estão prestes a invadir a Globo. Ostrês protagonistas da próxima novela das19:00 escrita pelo Daniel Ortiz, direcção do Jorge Fernando , com previsão de estreia na primeira semana de Novembro, na Globo.

 

“Alto Astral” tem como tema central o triângulo amoroso vivido entre os dois irmãos, o Caíque (Sérgio Guinzé), o Marcos (Thiago Lacerda) e a Laura (Nathália Dill). Laura é uma mulher cujo rosto o Caíque desenha desde pequeno, sem nunca a ter visto e sem saber o porquê. Por obra do destino, os dois encontram-se ao acaso e são tomados por um sentimento arrebatador.


Tudo seria perfeito não fosse Laura estar prestes a  casar-se com o Marcos (Thiago Lacerda), irmão adoptivo de Caíque, por quem sempre nutriu um sentimento de rivalidade. Não por ironia, ambos são médicos e herdeiros de um grande hospital. Sendo que o Marcos, é  um renomado cirurgião, e o Caíque médico de  clínica geral que, mesmo tendo pavor de sangue, é capaz de realizar, com sucesso, operações e procedimentos médicos muito delicados, em condições extremas, onde faltam todo tipo de recursos.

 
O que pouca gente ou ninguém sabe é que o Caíque recebe, contra a sua vontade, a orientação de um guia espiritual, o Castilho (Marcelo Medici). Desde a sua infância,o Caíque vivencia experiências sobrenaturais, mas jamais entendeu muito bem esses eventos que lhe colocam em situações inusitadas – muitas vezes até cómicas. " A novela não se baseia em nenhuma doutrina religiosa. Ela fala de  um homem que conversa  com espíritos, que tem essa habilidade desde pequeno  e, muitas vezes, não distingue esses espíritos das pessoas vivas. Em diversas situações,  quem o vê de fora, pensa que ele está falando sozinho e isso traz uma série de conflitos para o Caíque mas, ao mesmo tempo, é muito engraçado", esclarece Silvio de Abreu.

Assim como o Caíque,a Samantha (Claudia Raia) também tem poderes paranormais. Mas, ao contrário dele, que resiste a esta condição, ela não poupa esforços para chamar atenção e conquistar prestígio através da sua paranormalidade um tanto quanto fraca. Como muitas vezes as suas premonições dão errado, ela  fará de tudo para conquistar o Caíque já que, além de apaixonada pelo médico, ela tem certeza de que os dois foram escolhidos pelo universo e, juntos, farão fama e dinheiro. " A Samantha é uma sensitiva que faz um mau uso desses poderes e, por isso, acaba por perder essa habilidade. Ela vai ser capaz das coisas mais inusitadas para recuperá-la", conta o autor da novela, Daniel Ortiz, adiantando um dos núcleos cómicos da novela.

Com um elenco de luxo, como o Edson Celulari, a Maitê Proença, a Elizabeth Savala,a  Silvia Pfeifer, a Débora Nascimento, o Otávio Augusto,o  Kayky Brito, o Guilherme Leicam,a  Simone Gutierrez,a  Totia Meirelles,a  Monica Iozzi,a  Sophia Abrahão , a  Giovanna Lancellotti, entre outros talentos, “Alto Austral”  vai chamar atenção do público em geral do primeiro ao último episódio.  

Globo

Lançados em 1999, os canais internacionais da Globo são os primeiros canais nacionais do género a serem transmitidos aos brasileiros e lusófonos que vivem no exterior, com qualidade digital, 24 horas por dia. Actualmente são seis canais de televisão paga que contam com mais de 2,2 milhões de assinantes nos 5 continentes. Os sinais são transmitidos via satélite, cabo, IPTV e OTT. A programação é composta por noticiários em tempo real, desporto ao vivo, novelas, minisséries, conteúdos infantis e variedades, e tem conquistado ao longo dos anos a preferência do público no Brasil e ao redor do mundo. O canal também exibe programas exclusivos dedicados aos brasileiros que vivem fora do país. Em Portugal a Globo possui, além do seu canal Premium, um canal básico, com foco em dramaturgia que apresenta novelas, séries e programas de variedades na sua grelha.

A Globo está entre as maiores empresas de mídia do mundo, e produz cerca de 2.400 horas de entretenimento e 3.000 horas de jornalismo por ano no Brasil. Por meio da sua rede, a emissora cobre 98.6% do território brasileiro, atingindo 99.5% da população. Reconhecida pela qualidade das suas produções, a empresa já foi premiada com 10 Emmys Internacionais. A operação internacional da Globo abrange seis canais de televisão paga, e uma divisão de produção e distribuição de conteúdo televisivo de desportos  brasileiros e entretenimento, que chegam a mais de 190 países ao redor do mundo.


Belas Fashion 2014, dias 24 e 25 de Outubro: Estrelas da LS& Republicano cintilam na primeira noite de desfiles do Belas Fashion 2014.
A dupla bombástica B4, embalada pelo sucesso do projecto Los Compadres, em Angola e além fronteiras, serão os primeiros subir ao palco, antecipando-se uma apresentação irreverente e cheia de swag.

A segunda apresentação musical é da responsabilidade da Diva Ary. A artista que venceu recentemente o Top dos Mais Queridos, pisa mais uma vez os palcos do Belas Fashion, para mais uma apresentação que se espera memorável, como só a diva sabe fazer.

A última performance da noite, combina o charme e originalidade dos B4 e o som cadenciado da belíssima Chelsy Shantel, voz conceituada do estilo ghetto zouk. 

A BEATFREAK MUSIC, vai apresentar em dezembro o álbum ILLUMINATI, uma colectânea de música electrónica variada, para agrado dos amantes do estilo Afro House e House Music. Irão encontrar uma obra repleta de música electrónica para horizontes nacionais e internacionais... Fiquem ligados a mais novidades aqui no platinaline e no site oficial da produtora www.beatfreakstudio.com. Esta obra vai ser apresentada nos formatos CD e Digital download.
 
 
A produtora está a apostar na juventude e nos cantores da nova escola, pretendendo potencializá-los para o mercado. Illuminati EMS328 A Beatfreak Music apresenta variadíssimos serviços e é a primeira label a disponibilizar serviços online no seu site, estes que vão desde: (Áudio) - Intros, Produção de Beats, composição e direcção musical, Gravação, Mistura, Masterização. (Imagem) - Fotografia, design de Artworks, capas, tags, Logotipos para artistas e djs, sites para artistas, Banners. (Markting) - t-shits, chapéus, casacos etc.. (Discografia) - Concessão disco entrega em sua porta o produto final.
segunda, 20 outubro 2014 16:55

banner platina 01

 

A associação dos jovens Laramistas Solidários realizou no passado domingo 19 de Outubro uma campanha de doação ao centro de Leprosaria da funda, onde foi entregue produtos diversos como alimentos não perecíveis, roupas e produtos de higiene.

Numa visita rápida em que constatou-se as dificuldades básicas que o centro tem atravessado perante as diversas actividades sanitárias que tem-se realizado no mesmo centro, pois, depois de se determinar que os leprosos já não emitem risco de contágio, o centro oferece serviços gerais de medicina numa comunidade da região e alguns residentes do distrito de Cacuaco, mas eles tem tido alguma dificuldade no que se relaciona a camas, materiais cirúrgicos, e como pretendem abrir uma biblioteca também mostraram necessidades de material para tal, como prateleiras, livros e computadores, precisavam também de um gerador de grande porte pois dependem simplesmente da luz da rede geral que não tem sido regular.

20141019_133203.jpg

Segundo alguns internados, por motivos de serem rejeitados pelos próprios familiares, eles preferem ficar mesmo naquele centro e como alguns estão constituindo família o centro prevê fazer casa para estes, por isso apelam também pessoas de bom censo que possam ajudar neste aspecto, são ao total 19 pessoas neste lar dos quais 16 adultos e 3 crianças um número fixo dos 200 ou mais que tiveram que deixar o centro por falta de apoios.

Os jovens Laramistas Solidários, terminaram a acção com sucesso na promessa de lá voltar para futuras acções do género, mas neste momento o grupo está com uma actividade já em carteira que será a segunda fase de doação de sangue no hospital Josina Machel “Maria Pia” já em Novembro fruto dum convénio entre os laramistas e o mesmo hospital até 2015.

Por: Oswald Tanoy - Dirigente da associação dos jovens Laramistas Solidários

 

Bom ambiente, Surf, natureza, Yoga, Worshop´s e muita diversão. Assim se descreve a segunda edição do SSW, que viu os Jagas de Cabo Ledo revalidarem o título, mantendo o troféu em ‘casa’. A Praia dos Surfistas recebeu cerca de 1000 visitantes, que deram um brilho muito especial ao grande evento do Surf Nacional.

«As nossas ondas, as nossas leis»

Entre surfistas nacionais, portugueses, brasileiros e até israelitas, foi a equipa de Américo Namonica  que mais brilhou. Os jovens crescidos nas areias de Cabo Ledo não deram hipótese à concorrência:

«Foi muito bom termos conseguido mostrar aquilo que sabemos. Tínhamos alguma vantagem,  porque estamos habituados a este mar. Nas nossas ondas, ditamos nós as leis», revelou Américo,  entre sorrisos.

O jovem angolano era o espelho da felicidade da equipa vencedora e deixou palavras de agradecimento à organização do SSW: «Este ano foi muito longo, custou muito a passar. Temos que  agradecer a toda a equipa do Social Team, porque sem eles, não teríamos esta homenagem ao Surf.

São eles que promovem e apostam nos jovens surfistas nacionais», concluiu.A juventude foi, de facto, uma tónica dominante deste SSW. Dos 20 atletas inscritos, 8 tinham menos  de 12 anos, o que prova que os surfistas não têm idade. Em clima de descontração e compreensão,

jovens e adultos conviveram em perfeita comunhão e, juntos, brilharam nas ondas.

Se a competição de domingo foi um sucesso, o dia de sábado não ficou atrás. Tal como Alexandre   Xandu, Menbro do Social Team, prometera o público presente na Praia dos Surfistas teve uma  experiência única.

O lema ‘De todos para todos’ manteve-se e foram muitas as actividades que ocuparam miúdos e  graúdos. O vólei de praia foi uma das surpresas desta edição e foi um dos passatempos preferidos  das cerca de mil pessoas presentes. Bizuka Barros e José Luís foram os responsáveis pelos workshops  de iniciação ao Surf, que antecederam um dos momentos mais altos do SSW: a festa.

Não há Surf sem boa onda, dentro e fora do mar. Aqui, brilharam todos, mesmo aqueles que nunca  se puseram em cima de uma prancha. A boa música uniu os homens, que, com a natureza como  pano de fundo, desfrutaram de mais uma Social Experience única. Destaque para o grande apoio da SPEED e UNITEL, e os apoios da Super Bock, Havaianas, Print Lab, Zap, DDm, o Social Surf Weekendassume-se cada vez mais como um marco incontornável do desporto e da cultura nacional.

Classificação final do Social Surf Weekend 2014:

1. Os Terríveis Jagas de Cabo Ledo

2. Hakuna Matata

3. Não se mete só

4. K-Surf

5. Kandengues

 

segunda, 20 outubro 2014 04:13

Famílias e Núcleos da Novela "jikulumessu

FAMÍLIA CABRAL

FAMÍLIA ESTEVÃO

 
Familia Loca 
 
 
 

FAMÍLIA KAPALA

FAMÍLIA PEREIRA

FAMÍLIA PACA

FAMÍLIA NAMBE

FAMÍLIA KIALA

 
 

 

A nova novela de produção nacional intitulada Jikulumessu", língua nacional kimbundo em português significa abrir os olhos, vai ao ar nesta segunda-feira, num projecto da Semba Comunicação.

Divaldo Martins, um dos guionista da novela, que falava na conferência da telenovela sobre o lançamento da nova ficção angolana, avançou que tem 120   episódios trazendo em abordagem aspectos relacionados com as épocas de 1998 e 2014.

Adiantou que tem raízes assentes na realidade do quotidiano angolano, relativa a questões como a poligamia, corrupção, tráfico e consumo de drogas e outros.

10686958_983229118370580_8698510138610571178_n.jpg

Segundo Divaldo Martins, Jikulumessu surge para marcar alguns traços fundamentais da cultura e identidade nacional.

Com um elenco artístico maioritariamente nacional, excepto um de nacionalidade chinesa, a telenovela foi gravada nas cidades do Namibe, Huila, New York, com ênfase na capital angolana (num espaço de 4 mil metros quadrado, na cidade cenografica, localizada no centro de produção da televisão pública de Angola.

 

10001581_983888041638021_6767338824151581824_n.jpg

A Semba Comunicação tem no seu reportório de programas de ficção a co- produção " Voo Directo", "Njinga ", "Windeeck" .

 

 

Mais um reconhecimento internacional ao trabalho do músico angolano Waldemar Bastos, desta feita por ocasião das Comemorações do 25.º Aniversário da Queda do Muro de Berlim, o Institute for Cultural Diplomacy (Berlim, Alemanha) realiza, entre os dias 07 e 10 de Novembro, em Berlim, a Conferência Anual sobre Diplomacia Cultural, este ano sob a égide A World without Walls 2014, tendo este prestigiado instituto internacional dirigido o convite para Keynote Speaker a Waldemar Bastos.

 

 

Waldemar Bastos tem vindo a ser consecutivamente agraciado e prestigiado pelos mais importantes prémios e nomeações do universo da música, como é exemplo o ter sido destacado em 2012, com o álbum Classics of My Soul, pelo jornal francês Libération, como o melhor álbum de world music.

Mencionado por Tom Moon 1000 recordings to hear before you die, Waldemar Bastos viu também a sua interpretação de “Foi Deus”, tema da imortal fadista Amália Rodrigues, mencionada no livro “1001 songs for hear before you die”.

Depois de, em Abril de 2013, lhe ter sido atribuído, pelo prestigiado concurso internacional International Songwriting Competition (ISC), nos Estados Unidos, o segundo lugar com o tema Sofrimento numa competição onde concorreram mais de 20 mil canções de 119 países, e depois de, com o seu mais recente álbum, Classics of My Soul, um trabalho que junta Waldemar Bastos – com raiz na música tradicional de Angola – com a orquestração da London Symphony Orchestra dirigida por Nick Ingman, ter viajado mundo a apresentar os clássicos temas – onde se destaca o concerto com a Orquesta Sinfónica da Gulbenkian, em Novembro de 2013, no Centro Cultural de Belém que colocaram o músico angolano no topo das críticas da world music, Waldemar Bastos volta a Europa desta feita não para cantar a paz, como é seu hábito, mas para reflectir sobre ela.

A Conferência Anual sobre Diplomacia Cultural, cuja edição 2014 regista-se sob o título“A World without Walls 2014”, é o maior evento anual de referência ao nível das Políticas Culturais, Interculturais e Relações Internacionais, contando, no presente ano, com a presença de mais de trezentos líderes mundiais das áreas políticas, religiosas, académicas e artísticas, e focando-se particularmente na discussão global de assuntos de Relações Internacionais, Regulação de Paz, Direitos Humanos, Arte e Cultura.

O convite que foi dirigido ao músico angolano Waldemar Bastos é a prova de que, mais do que referência incontornável da world music e referência cimeira da música lusófona, Waldemar Bastos é uma personalidade que granja respeito e admiração a nível internacional, elevando o nome de Angola mas também o nome dos Países de Expressão Portuguesa a um patamar maior de reconhecimento e celebridade no universo da música internacional.

As Comemorações do 25.º Aniversário da Queda do Muro de Berlim e a Conferência “A World without Walls 2014” organizada pelo Institut for Cultural Diplomacy têm como objectivo reflectir sobre o impacto da Queda do Muro de Berlim ao nível político, económico e cultural na sociedade hodierna.

 

Redeangola/Platina Line